Manuscrito mais antigo da infância de Jesus foi descoberto por pesquisador brasileiro

  • 17/06/2024
Manuscrito mais antigo da infância de Jesus foi descoberto por pesquisador brasileiro
Manuscrito mais antigo da infância de Jesus foi descoberto por pesquisador brasileiro (Foto: Reprodução)

O manuscrito mais antigo da infância de Jesus, recentemente decodificado por pesquisadores alemães, foi descoberto por um pesquisador brasileiro.

Segundo o G1, Gabriel Nocchi Macedo, professor da Universidade de Liège na Bélgica, foi um dos pesquisadores que reconheceram o texto durante uma consulta a papiros.

Gabriel nasceu em Porto Alegre (RS), mas se mudou para a Bélgica há 20 anos. Lá, ele estudou letras clássicas e se especializou em papirologia, a ciência que estuda papiros antigos. Hoje, ele é professor do assunto.

“O essencial do trabalho é consultar papiros em diferentes coleções e museus”, disse ele, explicando que foi dessa maneira que ele e o colega, Lajos Berkes, descobriram o texto sobre a infância de Jesus.

“Por acidente, quase, por sorte, estávamos olhando fotos dos papiros da Universidade de Hamburgo, que foi digitalizada, e encontramos o papiro, lemos o texto (que está escrito em grego antigo) e identificamos uma passagem sobre a vida de Jesus”, contou o brasileiro.

Por muito tempo, o papiro passou despercebido, porque parecia se tratar de uma informação do cotidiano, e não um documento histórico, conforme Lajos Berkes.

E Gabriel destacou: "É um papiro pequeno, não é bonito e está mutilado. Registros assim podem trazer muita informação e contribuir com nosso conhecimento do passado. Todas as fontes, mesmo que ‘menores’ e ‘feias’, podem ser importantes”.

Após a descoberta, os dois pesquisadores viajaram até a Alemanha para consultar o manuscrito pessoalmente.

Conteúdo e origem do papiro

(Foto: Reprodução)
Fragmento de papiro dos séculos IV a V. (Foto: Staats- und Universitätsbibliothek Hamburg/Marca de Domínio Público 1.0).

O fragmento, medindo aproximadamente 11 x 5 centímetros, contém treze linhas em letras gregas, com cerca de dez letras por linha, e é originário do antigo Egito tardio.

Os pesquisadores reconheceram que se tratava de uma cópia do Evangelho da Infância segundo Tomé. O Evangelho narra episódios da infância de Jesus e é um dos apócrifos bíblicos.

Embora esses escritos não tenham sido incluídos na Bíblia, suas histórias eram muito populares e difundidas na Antiguidade e na Idade Média.

As poucas palavras do fragmento mostram que o texto descreve o início da "vivificação dos pardais", um episódio da infância de Jesus que é considerado o “segundo milagre” do Evangelho apócrifo de Tomé: Jesus brinca em um riacho caudaloso e molda doze pardais com o barro macio que encontra na lama. 

Quando seu pai, José, o repreende e pergunta por que ele está fazendo tais coisas no santo sábado, Jesus, aos cinco anos, bate palmas e dá vida às figuras de barro.

A descoberta é considerada significativa para o campo de pesquisa, já que o manuscrito remonta aos primórdios do Cristianismo e reforça a ideia de que os textos do início da tradição cristã foram escritos em grego.

“O grego era a língua da cultura. Esse evangelho da infância é conhecido em 9 línguas da antiguidade, mas o original era o grego, e esse papiro é o documento mais antigo que registra esse texto, prova isso”, afirmou Gabriel.

Os dois pesquisadores acreditam que o exemplar do Evangelho foi criado como um exercício de escrita em uma escola ou mosteiro, indicado, entre outras coisas, pela caligrafia desajeitada e pelos traços irregulares.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/manuscrito-mais-antigo-da-infancia-de-jesus-foi-descoberto-por-pesquisador-brasileiro.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. REI DOS REI

DELUX SERVO DE CRISTO

top2
2. PALAVRAS

LAURIETE

top3
3. DEUS DOS DEUSES

LAURIETE

top4
4. FELIZ SERAS

DENISE

top5
5. NÃO TARDARÁ

GRUPO INTEGRAÇÃO

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes